Włochy, Rzym

Dodano: 03.05.2016

Włochy, Rzym: List Okólny Przełożonego Generalnego do Przełożonych Wyższych i Wszystkich Członków Zgromadzenia Zwołujący Kapitułę Generalną 2017 – po portugalsku

CARTA CIRCULAR DO SUPERIOR GERAL
AOS SUPERIORES MAIORES E A TODOS OS MEMBROS DA CONGREGACÁO
CONVOCANDO O CAPÍTULO GERAL 2017

Prot. n. 92/2016

„Reparai em vós mesmos, os chamados” (1Cor 1,26)

Levando em conta o Diretório n. 231, de acordo com o qual o capítulo geral deve ser convocado por carta circular no mínimo seis meses antes do seu inicio, atendendo á opiniáo dos superiores das provincias e dos vicariatos, reunidos num encontro em Roma nos días 23-26 de fevereiro do ano corrente, e obtida a autorizado do conselho geral, reunido em sessao no día 27 de fevereiro do ano corrente (C 238), pela presente convoco o Capítulo Geral para Roma no dia 5 de fevereiro de 2017 as 20h00; vamos iniciá-lo com um día de recolhimento (D 237). Os padres capitulares deverao vir a Roma com a devida antecedencia, isto é, nos dias 4-5 de abril de 2017, de maneira a poderem participar do recolhimento desde o seu inicio. O encerramento do capítulo está previsto para o dia 25 de fevereiro de 2017.

Do Capítulo Geral, de acordo com C 239, participam por oficio: o superior geral em exercício, os conselheiros gerais, o secretario geral, o ecónomo geral, os superiores das provincias e os ex-supenores gerais; bem como, por eleiçao: os delegados das provincias, dos vicariatos gerais e das casas diretamente dependentes do superior geral, escolhidos de acordo com a legislacáo.

Cada provincia deve realizar, com a devida antecedencia antes do capítulo geral, a primeira sessao do capítulo provincial, dando disso ciencia previa ao superior geral (C 250 e 251). E a segunda sessao desse mesmo capítulo deve reafear-se no máximo até tres meses após o encerramento do capítulo geral (C 251). Os capítulos provinciais devem ser realizados de acordo com as diretivas prescritas na nossa legislado C 250-253 e D 252- 254. Durante a primeira sessao dos capítulos provinciais e durante os capítulos dos vicariatos gerais devem ser escolhidos os delegados e os seus substitutos para o capítulo geral (C 239, D 234).

Nos vicariatos gerais seráo realizados capítulos com o objetivo de escolher um delegado para o Capítulo Geral e um substituto do delegado (D 234), com a participado de todos os professos perpetuos, os quais, de acordo com a nossa legislarlo, gozam de voz ativa e passiva na eleiçao (C 231). O tempo e o lugar do capítulo do vicariato geral sao escolhidos pelo seu superior, depois de obtida a autorizado do seu conselho e avisado o superior geral. Em tempo oportuno será enviada aos superiores dos vicariatos uma instruyo a respeito da realizacáo dos capítulos nos vicariatos gerais, á qual seráo adicionadas cédulas para a eleicáo dos delegados capitulares.

As copias dos protocolos e das atas dos capítulos provinciais e dos vicariatos gerais devem ser enviadas com a possível brevidade ao superior geral e ao seu conselho, a fim de serem examinadas e aprovadas (D 254).

Tanto durante os capítulos provinciais como os dos vicariatos gerais, devem ser analisadas e preparadas as propostas para o capítulo geral (D 253.7). Lembro igualmente que toda casa, bem como cada coirmào pode, pessoalmente ou através dos delegados, enviar as suas propostas ao capítulo geral (C 243). Toda proposta deve ser adequadamente motivada e definida – seja urna emenda às Constituicòes ou ao Diretório, um decreto, urna recomendado, urna declarado, um esclarecimento ou urna proclamado.

No máximo até 3 meses antes do capítulo geral, de acordo com o artigo 230 do Diretório, a administrado geral enviará às provincias e aos vicariatos gerais o programa previsto das deliberares do capítulo geral.

Lembro aos superiores das provincias e dos vicariatos gerais que devem preparar para o Capítulo Geral um relatório dos recursos humanos e da disciplina da provincia ou do vicariato geral, sobre a situado material e financeira, bem como sobre o àmbito das obras apostólicas (C 241). Para que o capítulo tenha o conhecimento melhor possível da situado da Congregado, peço que seja dada atendo aos aspectos positivos da administracào das comunidades a eles confiadas, aos desafios que se lhes apresentam, bem como às possíveis perspectivas de desenvolvimento da pròpria Congregado e das suas obras. Proponho que cada superior de provincia apresente o seu relatório dentro de um espado de 45 minutos, e o superior de um vicariato geral – num espado de 20 minutos. Solicito que os textos dos relatórios dos provinciais e dos superiores dos vicariatos gerais sejam enviados à secretaria da Cùria Geral em tres línguas, isto é, em polonés, inglés e portugués, até o dia 31 de dezembro de 2016, pelo correio comum e elettrònico (secret@marians.it).

O Capítulo Geral é um momento significativo na vida da Congregado. Tem por objetivo preservar o patrimonio da nossa comunidade religiosa, contribuir para o seu continuo desenvolvimento e renovado de acordo com o pròprio carisma e a missào adaptada às necessidades do tempo, cuidar de assuntos de maior importancia, promulgar os adequados decretos e escolher a nova administrado geral (C 237).

Além dos objetivos comuns do capítulo geral descritos nos nossos Estatutos, a principal tarefa do próximo capítulo será a de cuidar de eventuais mudanzas das Constituiçòes e do Diretório atualmente vigente. O último Capítulo Geral, celebrado em Roma nos días 4-19 de fevereiro de 2011, em seu decreto 3 dispòs, com efeito, que „no primeiro ano do seu mandato, o Superior Geral, com a autorizacào do seu conselho, convocará urna Comissào para Assuntos de Constituigóes e Diretório, que terá por objetivo fazer urna revisào e propor eventuais mudanzas ñas redaçóes das Constituiçòes do Diretório da Congregado dos Padres Marianos atualmente vigentes. A Comissào apresentará os resultados do seu traballio ao capítulo geral seguinte”. A mencionada Comissào foi convocada no dia 13 de fevereiro de 2012 (Prot. n. 18/2012) e realizou 6 encontros de trabalho, e para o outono, nos dias 20-24 de setembro do ano corrente, está previsto o último encontro, no qual temos a esperanza de redigir a versào definitiva das emendas que, de acordo com o decreto capitular, seráo apresentados ao próximo Capítulo Geral. Visto que o decreto define exatamente a quem e quando devem ser apresentados os resultados dos trabalhos dessa Comissáo, nao posso apresentá-los antecipadamente para o conhecimento de toda a Congregado, nem mesmo aos capítulos das diversas provincias ou vicariatos, ou aínda aos participantes do capítulo geral, antes do seu inicio oficial. Confio que a, tangamente, esperada canonizado do nosso Padre Fundador, o Beato Estanislau Papczyriski, nao somente terá urna influencia positiva ñas deliberares do próximo Capítulo Geral, mas também fortalecerá os seus membros na busca comum de elementos legislativos que, da melhor e mais adequada forma possível, possam expressar o carisma da nossa comunidade religiosa. Em razáo da importancia dessas questóes, recomendadas durante o último Capítulo Geral, após adequadas consultas com os superiores das provincias e dos vicariatos, e após obter o consentimento do Conselho Geral, decidí propor que o próximo capítulo se estenda por tres semanas (urna semana a mais que de costume).

Sabemos que o proveito do Capítulo Geral depende, sobretudo, da luz do Espirito Santo, da abertura das mentes e dos coraçóes dos membros do capítulo e da submissáo deles as Suas inspiraçoes. Por isso convoco todos os coirmáos a uma ardente e incessante oraçáo. De maneira especial peço a todos os coirmaos e a cada comunidade e obrigo- os á recitaçao diaria, a partir de 15 de agosto de 2016, da oraçáo pela Congregação segundo as palavras do Beato Jorge Matulaitis-Matulewicz, e, a partir de 27 de janeiro de 2017 (festa do Beato Jorge), peço que seja iniciada uma Novena pela intercessáo do Beato Padre Estanislau no ámbito ou no lugar das oraçes mañanas. Estimulo também a todos a apoiarem os trabalhos do Capítulo, oferecendo em sua intencáo santas Missas, oraçóes, sofrimentos e boas açóes.

Invocando a intercessáo da Santíssima Virgem Mana Imaculada, bem como do nosso Fundador Beato Padre Estanislau, do nosso Renovador Beato Jorge, dos Beatos Mártires Jorge e Antonio e de todos os Padroeiros da Congregacáo, pecamos ao Deus Misericordioso os abundantes frutos do capítulo.

Roma, 3 de maio de 2016.

Pe. Andrzej Pakuła MIC
Superior Geral

Pe. Zbigniew Piłat MIC
Secretario Geral

Inne aktualności

Z serdecznym wielkanocnym pozdrowieniem dla wszystkich odwiedzających naszą witrynę internetową.

marzec 3, 2024|

Niech swiatło i pokój Chrystusa Zmartwychwstałego napełnią radością i przemienią nasze serca, aby świadectwo Jego miłości objawiło się w każdym z nas, w naszych wspólnotach i w naszych rodzinach.

2019-12-10T21:57:12+01:00
Przejdź do góry